ENCANTAMENTO E PERCEPÇÃO DO OLHAR

É A PARTIR DA OBSERVAÇÃO DO MUNDO QUE NASCEM AS GRANDIOSAS INVENÇÕES DO HOMEM.

Bem, fazendo a minha caminhada semanal na pista de cooper do meu condomínio, que está ao lado de uma mata verdejante, encontrei um menininho de 3 anos com sua babá. Então, a babá estava no celular, segurando-o com a outra mão. Ele então, perguntou umas três vezes: você viu? Você viu? Ela não respondia… Ele perguntou mais duas vezes, então, ela tirou os olhos do celular e olhou para ele. Ele perguntou: Você viu? E ela disse: não. Curiosa, eu perguntei: O que você viu? Ele disse: um esquilo… Aí… eu disse: Nossa, eu vi também, mas, vi quatro! Você viu que ele come o coquinho laranja? Ele rói o coquinho e parece que come a semente que está lá dentro. E sabe o que eu vi também? Eu vi uma borboleta amarela, uma borboleta colorida de vermelho… Vi um pássaro preto com uma “cabeleira” assim ó… e mostrei. Vi também umas maritacas. Você sabe que cor é a maritaca? É verde. E vi duas aranhas… Venha ver. Olha ela coloca aquele fio e prende de um coqueiro ao outro. E são duas. Será que a aranha grande é o marido e a pequena é a esposa? E olha como eles pegam os mosquitinhos… Ah… eu vi também uma joaninha vermelhinha com pintinhas pretas. Você viu? Ele foi me respondendo tudo que eu tinha visto com uma cara de espanto. Acho que eles não tinham visto todas estas coisas. E estávamos no mesmo jardim. Daí, emocionado ele olhou pra cima e disse: Olha, os urubus… (eu não quis contar que devia ter alguma carniça por aí…) Mas, ele ficou feliz de ver mais alguma coisa… E assim, ficamos encantados com o tanto de coisa que vimos no jardim.

Mas, estamos muito apressados, estamos com a atenção super difusa, estamos com os olhos grudados nas telas e não temos tempo de nos encantarmos com o vôo das borboletas ou o andar das formigas.

No clubinho de Talentos, queremos sempre provocar o espanto. Este espanto que Rubem Alves fala quando vê um milho virando pipoca, ou vê nas rodelas da cebola. Passamos a não enxergar mais as mínimas coisas espantosas que estão ao nosso redor.

Criar curiosidade sobre as coisas. Despertar o olhar e o encantamento. É isso que o Clubinho de Talentos quer provocar tanto nas criancinhas que irão nos assistir, quanto nas crianças que vão ser locutoras no jornal falado. E quem sabe nas babás, nas tias, nas ajudantes, nas vovós e vovôs. Se todos ao redor de uma criança, voltarem a olhar o mundo, a natureza com o espanto de quem vê tudo pela primeira vez, o mundo delas com certeza, será incrível!

Então, a capacidade deste tempo disponível para simplesmente VER. OLHAR. PERCEBER é uma necessidade naqueles que educam. Mas, não se acompanha o vôo da borboleta com pressa. Não se persegue uma formiga no seu trajeto, correndo. Não se vê o esquilo, olhando para o celular.

Por isso, a disponibilidade integral de atenção focada na criança é o primeiro presente que vamos dar a ela. E fazer com que os olhos brilhem com os nossos figurinos, com os nossos cenários, com as nossas histórias. O exercício do encantamento é o primeiro a ser provocado pelo nosso clubinho de Talentos. Porque é a partir da observação do mundo que nascem as grandiosas invenções do homem.