TRILHA DO CONHECIMENTO

Reino do Conhecimento

Desenvolvido pelo Clubinho de Talentos, o Reino do Conhecimento é um MUNDO LÚDICO, por onde os Membros do Clubinho irão TRILHAR, galgando fases.

Semanalmente eles vivenciam ricas experiências, imersos nesse mundo prático e imaginário: o “REINO DO CONHECIMENTO”,  onde serão conectados por histórias, músicas e literaturas, contadas e apresentadas por meio do “JORNAL FALADO”.

Propiciamos a eles muita realização de trabalhos em equipe, planejamento, equilíbrio e flexibilidade, habilidades e competências que serão fundamentais ao longo de toda a sua vida.

O Reino do Conhecimento é um universo imaginário criado por July Mascarenhas na obra: “Tutzzi e as Treleletas”.

Neste REINO existe a “Família Real” composta pelos personagens que são:  Rei Livro, Rainha Atitude, Príncipe Cursor e a Princesa Caneta de Ouro.

O “Conselho Real” é formado pela Cris Criatividade, Olga Organização, Renata Regras, Rei Saulo Saúde…

… e as Rainhas do Português, da Matemática, e o Rei da Ciências e da Geografia.

Jornal Falado

É a nossa principal ferramenta!

Todos os temas contidos na TRILHA do “REINO DO CONHECIMENTO” são trabalhados com muita interação e total participação das crianças, em um convívio saudável, amigável e dentro do seu próprio condomínio.

Em cada encontro as crianças são incentivadas a prepararem o JORNAL FALADO através da leitura de textos de escritores famosos, contação de histórias, músicas de conteúdo e  experiências fantásticas!

O JORNAL FALADO sempre é concluído com uma apresentação para pais e convidados.

Trilhando o REINO DO CONHECIMENTO

Trilhas projetadas especialmente para as crianças, proporcionando confiança e inspirando-as como cidadãos.

Impulsionados pelo desejo da criança de criar, explorar e colaborar, oferecemos entretenimento e educação, reforçando a VIVÊNCIA FAMILIAR em todas as oportunidades.

Nessa jornada semanal, os Membros do Clubinho interagem com diferentes áreas do conhecimento, buscando desenvolver competências individuais, gestão de tempo e trabalho em equipe. Estas iniciativas também aguçam o senso crítico, o pensamento reflexivo sobre o mundo e a tomada de decisões.

Consideramos ser fundamental estimular que as crianças  “pensem fora da caixa” e façam acontecer.

Temporadas da Trilha do Conhecimento

As Temporadas do Clubinho são uma opção para a Criança que não se torne um Membro do Clubinho para trilhar totalmente o Reino do Conhecimento. Veja o conteúdo das temporadas:

PERCEPÇÃO

A compreensão do nosso processo de percepção. Os alunos terão os olhares voltados para enxergar as belezas e coisas incríveis que existem na natureza e no seu universo ao redor. Mas, também vão diagnosticar onde existe bagunça, ignorância e preguiça.

CRIATIVIDADE

A Partir deste diagnóstico vão conhecer o tema Criatividade:  Curiosidade, Imaginação, Concentração, Pensamento, Ideia, Passos da Criatividade e Sonhos… Vamos dar sentido a todos estes temas, mas, com o foco na solução de problemas detectados.

ATITUDES

Falaremos sobre atitudes: como transformar sonhos em planos e como criar planos de ação. Falar sobre Iniciativa, Preguiça e Procrastinação, como escolher entre Atitudes boas e más, saudáveis e doentias e entender quando somos influenciados por atitudes de outros.

ORGANIZAÇÃO

Neste tópico vamos falar do quanto a Bagunça é nociva, como é importante a Organização, a Seleção de Objetos, a Utilidade: como definir e separar o que é útil do que é inútil, a Reciclagem, Reutilização, Redução de Consumo, a Ordenação, Limpeza e Auto Controle.

VIRTUDES

Falaremos sobre Introspecção, Sabedoria, Responsabilidade, Motivação, Coragem, Esperança, Alegria, Amor, Amor próprio, Calma e Força de Vontade. Todos estes temas sendo utilizadas histórias infantis, músicas e contos, poemas de diversos autores.

HISTÓRIA

Os eventos históricos como Inconfidência Mineira, Descobrimento do Brasil, Abolição da Escravatura, Independência do Brasil e Proclamação da República. Também serão encenados e com suas músicas próprias interpretadas.

CORPO E MENTE

Falaremos sobre Saúde, Alimentação, Exercícios Físicos: Prover conhecimento de como funciona o processo da nutrição e a importância da escolha dos bons hábitos. Sobre Verdade, Justiça, Regras e Regulamentos.

MATÉRIAS

Também serão pincelados temas de Português, Matemática, Ciência e Geografia. Tudo de forma lúdica, através de personagens, histórias, músicas e textos. Um complemento aos aprendizados da Escola.

FESTAS

Festas e Comemorações estarão na Trilha do Conhecimento para o entendimento de onde nasceram as tradições e os seus símbolos, músicas e histórias. Além das celebrações para mães, pais, avós, crianças, professores, tios e tias.

O Nosso Prazer

Conduzimos as crianças a percorrerem a TRILHA DO REINO DO CONHECIMENTO, cheia de curvas e percalços… mas FANTÁSTICA!!!

Isso nos MOTIVA cada vez mais a ensinar e instigar os SONHOS.

Trabalhamos para que cada criança os entenda e saiba CULTIVÁ-LOS e REALIZÁ-LOS no momento certo de cada um.

"Eu gosto muito do clubinho, porque é muito engraçado, eu encontro todas as crianças do prédio,e é muito legal porque todo mundo fica junto. É muito diferente das atividades que a gente faz, eu nunca tinha visto isso antes! Eu adorei a idéia de fazer as pessoas se conectarem através de uma brincadeira, e sem usar o celular!"
Lara
Estudante - 10 anos
"Participar do clubinho de talentos foi uma experiência nova pra mim, pois eu era muito tímido com isso o clubinho de talentos me ajudou a perder esse medo..."
Rafael