MENTORES – MEU DEUS! CADÊ O MANUAL DE INSTRUÇÕES?

A PRIORIDADE DA MINHA VIDA: MEUS FILHOS.

 

Desde os 15 anos de idade, fui professora de teatro. Lidei com muito amor com crianças a vida inteira! Por este motivo, quando comecei a nascer como mãe, achei que ia tirar de letra.

Mas, lembro direitinho o meu desespero quando coloquei o Arthur no colo e pensei que aquele ser agora, dependia sua vida de mim: da minha responsabilidade, da minha dedicação. Confesso que eu não estava preparada de jeito nenhum. É um ser muito frágil, muito pequeno, muito dependente. É uma dedicação muito grande, muito exclusiva, muito intensa. Nada do que havia vivido antes poderia se comparar a isto.

Enfim, se tem uma coisa que não dá para voltar atrás, é o caminho do espermatozoide depois que amou o seu óvulo. Daí para frente, é um trajeto, sem caminho de volta. E o que te resta é seguir em frente.

Como eles não vem com manual de instruções, você precisa construir o seu próprio manual e eu tive MENTORES maravilhosos: Meu pai e minha mãe, cuja sabedoria, visão, busca e luta foram inspiradoras e vou falar muito neles para falar de como desenvolver talentos, pois muito do que fiz, foi tendo observado o que eles fizeram. Minha tia CiraXekalakis, uma professora primária que ensinava história através de teatro. E era uma exímia contadora de histórias. E compreendia as crianças como ninguém! Outros Mentores foram o casal Mendo e Ana Regina, que considero terem sido meus segundos pais: e foram presidentes da Escola de Pais do Brasil. Tive uma mentora de desenvolvimento profissional e humano, chamada Georgina Alves, que considero minha mãe profissional. Mais tarde, aprendi muito com Rubem Alves, pois li toda a sua literatura. (Na verdade, sinto que tudo que estava fazendo, era o que ele apregoava em seus livros e foi um indício de que estava no caminho certo.) E tive o prazer de conhecê-lo pessoalmente, e viver momentos simplesmente incríveis com ele. E por fim, assisti muito capítulos de “SuperNanny”, que me ensinou muitas coisas.

Então, sempre acredito que este tal Manual de Instruções, precisamos escrevê-lo mas, com a ajuda de grandes mentores o caminho torna-se mais leve. Provavelmente, vou citar alguns destes meus mestres sempre daqui para frente. E a eles, rendo todas as homenagens e quero retribuir o que fizeram por mim, amplificando para milhares de crianças e pais todo o conhecimento e as experiências que pude vivenciar.

E algo que o Mendo sempre disse: Quando você começa a aprender a educar seus filhos? E a resposta dele era: “Muito antes deles nascerem”.

Quando eu tinha 30 anos, já com os dois filhos pequenos, conheci o presidente de uma grande empresa de Minas Gerais. O profissional mais bem sucedido de uma família empresária, pois, era o presidente da empresa mais antiga do Brasil. E conversando com ele, disse: “Conheci seus filhos! Gostei muito deles!” E ele respondeu: “Infelizmente, eles não tem nada de mim, pois não os vi crescer.” Na época, eu era “Workholic” porque sempre amei muito meu trabalho. Mas, entendi que “Nenhum Sucesso Profissional iria compensar o meu fracasso como mãe.” E naquele momento, entendi qual era a prioridade da minha vida: meus filhos. Eu queria ser bem sucedida profissionalmente, mas, queria muito mais me reconhecer neles. Nos seus defeitos e nas suas qualidades. Mas, queria me ver neles quando fossem grandes.

Deixe um comentário